"Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma, sistemas e órgãos, macro e microscópicamente quanto estruturas músculo-esqueléticas (ossos e musculatura), bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo." A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis, enquanto a Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos). 

anatomia

Fisiologia humana

A Fisiologia é o estudo do funcionamento normal de um organismo e de suas partes, incluindo todos os processos físicos e químicos. O termo fisiologia significa “conhecimento da natureza”. Aristóteles, utilizou a palavra em um sentido amplo para descrever o funcionamento de todos os seres vivos, não apenas do corpo humano. Entretanto, Hipócrates considerado o pai da medicina, utilizou a palavra fisiologia com o sentido de “o poder de cura da natureza” e, depois disso, o campo tornou-se intimamente associado à medicina.

A fisiologia humana integra conhecimentos químicos, físicos e anatômicos, e estuda como as células, tecidos e sistemas orgânicos trabalham em conjunto para manter a homeostase, ou seja, um ambiente interno estável. 

Alguns dos processos estudados na fisiologia humana são: Digestão, Excreção, Circulação, Respiração. 

A fisiologia humana é um campo de estudo muito importante para a saúde e para as ciências biológicas, e está estreitamente relacionado com a anatomia. A anatomia estuda a forma do organismo, enquanto a fisiologia estuda as suas funções.

Divisões da anatomia
A anatomia humana foi e é, sem dúvidas, extremamente importante para a compreensão do funcionamento do corpo humano. Atualmente, podemos dividi-la em várias partes, e duas delas merecem destaque:

→ Anatomia sistêmica: estuda os sistemas do corpo humano, tais como o digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema.

→ Anatomia regional ou topográfica: estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas. Esse estudo facilita na orientação correta ao analisar-se um corpo.

Posição anatômica

Posições anatomicas.

anatomia humana 900x506

 Direções:

Termos das direЗфes anatomicas

 Planos anatomicos.

 posicao anatomica

 

Aparelho locomotor⇓

 

Conceito de ossos⇓

sistemas do corpo humano

Sistema tegumentar

O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos. Atua impedindo a entrada de micro-organismos no nosso corpo, evitando a perda exagerada de água, protegendo contra a radiação ultravioleta, promovendo percepção sensorial, entre outras funções. 

 A pele é o órgão responsável pelo revestimento da parte externa de todo o organismo. É composta pela derme e epiderme. A derme é a camada externa da pele que sustenta a epiderme, é formada por colágeno, elastina, proteínas e água. A epiderme é a camada interna e mais profunda da pele, é formada por queratina, melanócitos e células imunitárias. A função da pele é proteger o organismo de invasões parasitas, proteger contra a radiação, impedir o excesso de evaporação da água, regular a temperatura do corpo, produzir vitamina D e detectar sinais como a temperatura e a dor.

⇓ sistema línfatico

 ⇓ Sistema muscular

1x1 enfermeira de azul COM UM CORA removebg preview

Os músculos são tecidos do corpo humano que atuam no movimento, estabilidade e suporte do nosso esqueleto, compostos por fibras musculares que se contraem e relaxam, produzindo força e movimento. A literatura estima que em nosso corpo exista cerca de 600 músculos, que podem ser lisos, estriados esqueléticos, e estriados cardíacos.

tipos tecidos musculares (1)

⇓ sistema cardiáco

coracao 1 cke

Estudos das Veias.

⇓ Sistema nervoso

O sistema nervoso pode ser dividido em central e, periférico sendo o primeiro composto por encéfalo e medula espinhal e o segundo constituído por nervos, terminações nervosas e gânglios. O sistema nervoso atua na coordenação e integração dos sistemas orgânicos. É graças a ele que somos capazes de perceber o meio ambiente, interpretar essas informações e gerar respostas.

⇓ Sistema endócrino

O sistema endócrino é formado pelo conjunto das glândulas endócrinas do nosso corpo, ou seja, glândulas que secretam hormônios. Libera hôrmonios relacionados com diferentes funções, que vão desde a regulação do crescimento e desenvolvimento até a reprodução.

 ⇓ Sistema digestório

O sistema digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas acessórias. Tem como principal função garantir a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos.

 ⇓ Sistema respiratório

O sistema respiratório é constituído por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Garante que o oxigênio chegue até nossos pulmões, nos quais é transferido para o sangue, e promove a eliminação de gás carbônico do organismo.

 ⇓ Sistema urinário

O sistema urinário é formado pelos rins, ureteres, bexiga e ureta. É responsável por filtrar o sangue e produzir a urina, um processo que garante a retirada de substâncias tóxicas e que estão em excesso no nosso organismo.